Julho Amarelo, mês de conscientização e luta contra as hepatites virais!

08/09/2021 às 09h00

Julho Amarelo, mês de conscientização e luta contra as hepatites virais! Já fez seu teste?

Nesta quarta (21/07), promovemos em Arataca a SAÚDE NA PRAÇA, a ação que visa ofertar os serviços de teste rápido para identificação de aguns tipos de hepatites, bem como vacinação e orientações com ênfase na Saúde dos Trabalhadores do nosso município. Uma da Secretaria Municipal de Saúde de Arataca, através da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Vigilância Epidemiológica.

CONTEXTUALIZANDO:

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Elas podem ser representadas pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E, e ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados e o contágio via transfusão de sangue já foi muito comum no passado, mas, atualmente é considerado raro por que os sistemas de controle de qualidade mais eficientes.

🏤 Prefeitura de Arataca: Uma Gestão Para Todos.